A criança é feita de cem

A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, de fazer sem a cabeça, de escutar e de não falar,
De compreender sem alegrias, de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação,
O céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as cem não existem. A criança diz: ao contrário, as cem existem.

Loris Malaguzzi

3 Comentários

  1. Marilene said,

    janeiro 30, 2009 às 12:10 am

    essa poesia é simplesmente maravilhosa ! Fala muito, diz tudo, deixa-nos pensar muito. Ela também tem cem, cem possibilidades. Adoro !

  2. suzana said,

    outubro 1, 2009 às 12:54 am

    Quando estava lendo a revista Escola e vi essa poesia, fiquei encantada! Ela é tudo de bom…irei realizar um encontro que fala sobre ser criança. Adorei!!

  3. Gustavo Sampaio Alves said,

    julho 11, 2013 às 10:53 am

    Faco pedagogia amei essa poesia
    Obrigado


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